quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dica saudável: Razões para incluir a tapioca na dieta



Ultimamente estou tentando entrar numa vibe de alimentação mais saudável, mas pra quem ama o bom e velho hambúrguer e várias outras "porcarias" é bem complicado, não é uma tarefa fácil cortar de vez. Então comecei aos poucos, primeiro o glúten, pra quem não sabe, a maioria dos alimentos com glúten engordam principalmente aqueles que têm gordura e sal adicionados como bolos, bolachas ou biscoitos, por exemplos. Porém, alimentos como pão ou torradas apesar de terem glúten só engordam se forem consumidos em grandes quantidades. E claro que a gordinha aqui exagerava né.
 Retirar o glúten da alimentação é comum em algumas dietas de emagrecimento, pois ele está presente em muitos alimentos e, ao ser retirado da alimentação, se reduz os alimentos ingeridos, comendo menos, o que ajuda a emagrecer. 
 Se você é daqueles que também quer começar essa vibe mais saudável eu tenho uma dica pra vocês, uma ótima opção é começar a substituir o pão pela  tapioca, isso mesmo. Mas, antes vamos conferir os motivos de integrá-la à dieta:

1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.
2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.
5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.
6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.
8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, açúcar e nem gorduras.

Como incorporá-la na dieta
Vem ganhando destaque no café da manhã, principalmente em dietas sem glúten, em substituição ao pão.
Em refeições pré-treinos, por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, acompanhada de recheios mais proteicos.
Auxilia no emagrecimento
Sim, pois não contém um valor calórico muito elevado e também por ser um alimento mais leve. Ajuda principalmente em dietas em que o foco seja redução da gordura da região abdominal.
Em excesso, engorda
Sim, em excesso pode engordar, ainda mais por ser um alimento fonte de carboidrato. Por isso, cautela.
Cuidados
Por ser um alimento feito a base de fécula de mandioca e água, é pobre em fibras e nutrientes como proteína, gordura, vitaminas e mineiras. Deve-se ter cuidado na hora da escolha do recheio.
Quantidade diária recomendada
Dependerá de qual a necessidade individual. Em média, uma tapioca por dia.
Diferença da tapioca para o pão branco
Possui uma digestibilidade mais fácil do que do pão, pois é um carboidrato com alto índice glicêmico. Ela eleva mais rapidamente a ação da insulina, sendo absorvida mais rapidamente.
Diferença da tapioca para o pão integral
Embora o pão integral tenha glúten e a tapioca não, ele possui mais fibras que proporcionarão maior saciedade do que ela, que que não possui fibras. Por isso, é importante consumi-lá em horários em que seja necessária uma digestão mais rápida do carboidrato (café da manhã, pré-treino e pós-treino).
E é isso pessoal, lembrando que tudo em excesso engorda, por isso mantenham a moderação. Um beijo e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário